quarta-feira, 3 de junho de 2009

Como estudar matemática.

Aqui vão algumas sugestões de como estudar matemática para obter bons resultados:

Ler as explicações escritas.

Refazer em casa, escrevendo os exercícios feitos em classe, sempre que possível no mesmo dia da aula.

Matemática estuda-se escrevendo. Somente ler o que foi ensinado é cômodo para quem pretende estudar, mas é uma tentativa inútil de estudo, e as dúvidas só vão aparecer na hora de tentar resolver a prova ou um teste.

Entre entender e saber como fazer um exercício tem grande diferença. Para realizar uma prova ou teste qualquer você precisará saber como fazer.

Estudar somente às vesperas de provas poderão surgir dúvidas de última hora, estas dúvidas já deviam estar sanadas, visto que, quando você vai estudar em sua casa, às vezes pode não ter alguém para esclarecê-las, neste caso, isto somente poderá ser feito durante as aulas.

Estude com antecedência e esclareça sua dúvidas com a professora.

Os exercícios básicos de revisão do seu caderno, poderão ser consultados para resolver outros exercícios. Saber consultar livros ou cadernos é de grande utilidade, na maioria das vezes esclarece as dúvidas.

Aprender a estudar por livros será de grande utilidade para todos, isto além de tornar o aluno em estudante, faz com que o mesmo torne-se menos dependente da professora na maioria das vezes, igualmente na vida.

Os estudantes que têm melhor desempenho são os que fazem anotações que julgam necessárias quando a professora fala. Estas anotações poderão ser feitas a lápis, num canto ou na margem do caderno, ou num bloco de notas, tipo um rascunho.

Informação que já é de domínio público:
Para aprender matemática são necessários 3 requisitos, a saber:
Atenção/ Ordem/ Paciência.

Lembrando que o estudo é um trabalho, estude num lugar apropriado, com cadeira e mesa, ou escrivaninha e cadeira. Entenda de forma breve: sentado em cadeira e num local adequado.

Seguindo estas orientações a aprendizagem tenderá a progredir.

Para refletir:
Faz mais proveito uma hora de estudo sentado do que uma tarde deitado...

Aluno não é necessariamente um estudante...